Palestras

2013
Crimes de maus tratos e uso de animais em pesquisas científicas são temas de palestras da 6ª Semana do Animal
De extrema importância para professores, técnicos, estudantes, autoridades, protetores dos animais e para o cidadão comum, temas como crimes de maus tratos e uso de animais em experimentos são pertinentes ao momento que vivem as universidades e os poderes públicos. A noite de 10 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h, é dedicada aos direitos dos animais. O Teatro do Campus Santo Antônio da UFSJ recebe as palestras "Crimes de maus tratos", ministrada pela Dra. Silvana Lourenço Lobo, e "Uso de animais em pesquisas científicas", pela Dra. Edna Cardozo Dias. O evento é uma parceria com a Comissão de Direito Ambiental da 37ª Subseção da OAB/MG e faz parte também do XXII Encontro de Estudos Jurídicos direcionado ao Direito Dos Animais.

Bem-estar
Além da abordagem dos direitos dos animais, faz parte da programação da 6ª Semana do Animal a palestra "Inovações tecnológicas para o bem-estar na suinocultura", ministrada pelo professor Rony Ferreira (Ufla), na quinta-feira, 9 de outubro, às 17h, no Auditório da Biblioteca do CTAN-UFSJ. A palestra é organizada pelo Departamento de Zootecnia da Universidade.


5ª SEMANA DO ANIMAL
Palestras de abertura da 5ª Semana do Animal lotam Anfiteatro da UFSJ




Ética e direitos dos animais. Tema que encontra "resistência certa", como disse o reitor Helvécio Luiz Reis durante a abertura da Semana do Animal, na última quarta-feira, no Anfiteatro do Campus Bom Bosco. Mas a resistência, por alguns momentos, ficou de lado, e cerca de 150 pessoas, dentre estudantes, professores, técnicos e ambientalistas assistiram atentamente às palestras.

O coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFSJ), professor Gilcélio Amaral da Silveira, abriu o evento abordando o uso de animais em pesquisas científicas. "Hoje, infelizmente, ainda precisamos dos animais para ampliar nosso conhecimento e melhorar a nossa vida, mas eu acredito que, com o investimento em tecnologia, poderemos abolir no futuro o uso de animais na experimentação", afirmou, ressaltando que as leis são rígidas e a Universidade adota várias medidas seguindo normas federais. Gilcélio abordou ainda o princípio dos 3Rs: replacement (substituição), reduction (redução), e refinement (aprimoramento). Em relação especificamente ao ensino, segundo o professor, a tendência é redução do uso de animais e substituição pelo uso de software, vídeos e outros métodos.

Para o convidado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o professor e advogado Daniel Braga Lourenço, "a maior parte do uso dos animais se baseia em mera conveniência, prazer e entretenimento". No campo do Direito, um cachorro e uma mesa ocupam a mesma categoria jurídica: objetos. Daniel critica essa condição: "o animal não é uma coisa, ele possui um valor próprio que independe dos benefícios para o ser humano". Sobre a resistência das pessoas às questões animais, o professor acredita que "a luta pela emancipação animal caminha de braços dados com a emancipação humana. As situações de abuso e opressão, seja a homens ou animais, têm uma mesma essência. Daniel também não vê justificativa para instrumentalizarmos boa parte dos animais, "porque comungamos com eles várias semelhanças biológicas."

Finalizando as palestras, o professor Rogério Martins Maurício (Depeb/UFSJ) focou na produção agropecuária, propondo um enfoque sistêmico que pense problemas como o desmatamento, a desertificação, a escassez de água potável e as condições dos animais de forma interligada. "Eu espero que lutemos pela produção agropecuária conciliada à ética e ao respeito animal, e uma das soluções possíveis são as práticas silvipastoris", afirmou, considerando as demandas de uma sociedade que deve enfrentar o crescimento populacional e, consequentemente, aumento de consumo, do preço da terra e dos impactos ambientais. O sistema silvipastoril, segundo Rogério, incentiva o bem-estar animal, a produção e a conservação ambiental, inclusive com menor consumo de água.

Dentre os palestrantes, o professor convidado e advogado Daniel Braga Lourenço (UFRRJ) não vê justificativa para escravizarmos boa parte dos animais, "porque comungamos com eles várias semelhanças biológicas”. Já o coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSJ, professor Gilcélio Amaral da Silveira, considera que “ainda precisamos dos animais para ampliar nosso conhecimento e melhorar a nossa vida, mas com o investimento em tecnologia, poderemos abolir no futuro o uso de animais na experimentação”. O professor Rogério Martins Maurício (UFSJ), espera “que lutemos pela produção agropecuária conciliada à ética e ao respeito animal, e uma das soluções possíveis são as práticas silvipastoris”.






Veja qual foi a programação da abertura do evento:

Tema:
Ética e direitos dos animais na pesquisa científica e na produção agropecuária


Palestrantes/debatedores:
Dr. Daniel Braga Lourenço (UFRRJ), professor de Direito Ambiental e autor do livro "Direitos dos animais: fundamentação e novas perspectivas"
Prof. Gilcélio Amaral da Silveira (UFSJ), coordenador do Comitê de Ética da UFSJ
Prof. Rogério Martins Maurício (UFSJ), professor de Engenharia de Biossistemas da UFSJ e pesquisador em sistemas silvipastoris