Escolas

2014: SEMANA DO ANIMAL NAS ESCOLAS
Semana do Animal nas Escolas deve alcançar 800 alunos da rede pública


Entre os dias 12 e 17 de novembro de 2014, o projeto de extensão UFSJ Bioagradável, em parceria com o programa de extensão Amigos de Quatro Patas e a Sociedade Protetora dos Animais de São João del-Rei, promovem a Semana do Animal nas Escolas. Vídeos, conversa, desenho, pintura, música e outras atividades movimentarão as aulas de cerca de 800 alunos do ensino fundamental da rede pública, em São João.

As atividades começam na quarta-feira, 12, nas escolas Estadual Aureliano Pimentel, no bairro Fábricas, e Municipal Maria Teresa, Centro. Na quinta-feira, é a vez da Escola Municipal Bom Pastor, localizada no bairro de mesmo nome. Sexta-feira os estudantes e profissionais da UFSJ voltam à Maria Teresa. A Semana termina na segunda, com a Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, no Matosinhos, e Escola Estadual Inácio Passos, no Bonfim.




2 MIL ALUNOS
Atividades nas escolas públicas alcançam quase dois mil alunos em dois anos
UFSJ trabalhou educação ambiental desde o primeiro dia da 6ª Semana do Animal


O dia 4 de outubro é conhecido mundialmente como Dia dos Animais, uma referência a São Francisco de Assis, protetor dos animais, que também é homenageado nessa data. Também nesse dia, começou a Semana do Animal, em São João del-Rei, que este ano durou 15 dias. Atividades de educação ambiental desenvolvidas pela UFSJ em escolas públicas marcaram o evento desde o início - somente nas duas últimas edições da Semana, quase duas mil crianças foram beneficiadas.

7h30, a Escola Municipal Bom Pastor recebeu a equipe de educadores do projeto de extensão UFSJ Bioagradável e do Programa Amigos de Quatro Patas, ambos da Universidade Federal de São João del-Rei. À tarde, 13h30, foi a vez da Escola Estadual Tomé Portes del-Rei. Vídeo, desenho, conversa e cantiga foram algumas das atividades. 
As ações da Semana do Animal nas escolas, explica a diretora da Escola Municipal Bom Pastor, Élida Silva de Souza Resende, são importantes porque "focam a conscientização dos cuidados com o animal, a não-violência contra eles, que são amigos do homem. As crianças adoram". Élida lembra bem os resultados da última Semana do Animal, em 2011: "os alunos prestaram muita atenção, envolveram-se, aprenderam muito e passaram para as famílias. Eles contavam, em suas casas, o que aprenderam com o vídeo, o que pode e não pode fazer com os animais, e depois comentaram com a gente. As famílias também relataram isso para nós." O evento, só nas últimas duas edições, alcançou quse dois mil alunos de diferentes colégios municipais, exibindo o vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria" e promovendo atividades da Cartilha da Semana do Animal.

Na Tomé Portes del-Rei, a Semana do Animal este ano foi novidade, mas a UFSJ Bioagradável já esteve lá no Dia da Água, quando um concurso de desenho foi realizado. "O mais importante é que projetos como esses, vindo da Universidade, chamam a atenção dos alunos. São pessoas diferentes, trazendo aulas e dinâmicas novas",  explica o diretor, Diorge Juliano Silva. Sobre as questões envolvendo animais, Diorge lembra que "todo aluno quer ter um bicho, mas quem vai cuidar? É preciso trabalhar essa responsabilidade, esse cuidado", explica.

A Semana do Animal prosseguiu até o dia 19 de outubro, trazendo a São João del-Rei ações nas escolas públicas, palestras, minicursos, oficina de culinária vegetariana, feira de adoção de animais e a exposição "Adote um focinho carente". O evento foi realizado pelo projeto de extensão UFSJ Bioagradável, Programa Amigos de Quatro Patas e Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais, e tem patrocínio da Alcon Pet. Apoiam o evento o Instituto Apoiar, a Comissão de Direito Ambiental da 37ª Subseção da OAB-MG, o portal Vista-se e o Instituto Nina Rosa.


2013
6ª Semana do Animal já está nas escolas
Abertura oficial das atividades acontece na sexta, 4 de outubro, na Escola Municipal Bom Pastor e na Escola Estadual Tomé Portes del-Rei




Na terça-feira, 17, a equipe do programa Amigos de Quatro Patas esteve na Escola Celso Raimundo, em São João del-Rei, levando para as crianças atividades de reflexão sobre os cuidados com animais. Ao longo das próximas semanas, a Quatro Patas e o projeto de extensão UFSJ Bioagradável, dentro da programação da Semana do Animal, visitam diversas escolas públicas de São João e municípios vizinhos. Em breve, a programação completa da Semana do Animal, que começa, oficialmente, no dia 4 de outubro.


5ª SEMANA DO ANIMAL
Educação ambiental com crianças supera expectativas e alcança mais de mil alunos





Uma semana que durou nove dias. O alcance da 5ª Semana do Animal superou o esperado até mesmo na duração. Nesta quinta, 6, a Escola Municipal das Goiabeiras, na zona rural de São João del-Rei, foi a última que trabalhou o vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria" e a cartilha educativa do evento. Na terça à tarde, outra escola rural, Padre Miguel Leite, no Cajuru, recebeu profissionais e estudantes ligados à Semana do Animal.

"De novo! De novo!". Os pedidos entusiasmados da criançada ecoavam pelo pátio da escola do Cajuru, quando uma roda foi organizada para cantar "Não atire o pau no gato". A versão da conhecida cantiga "Atirei o pau no gato" estimula o respeito aos animais e fez sucesso com os alunos. Durante o vídeo Fulaninho, muita emoção quando o cãozinho era abandonado por seus donos, compensada pela alegria de vê-lo adotado.

Vamos cantar?

"Não atire o pau no gato" - canção sugerida na Cartilha da Semana do Animal



Não atire o pau no gato, to,
Porque isso, so, não se faz, faz, faz
O gatinho, nho é nosso amigo, go,
Não devemos maltratar os animais


***


Confira o release das ações educativas:

Animais soltos pelas ruas da cidade, cães vagando sem rumo e denúncias de maus tratos aos bichos são algumas das cenas mais comuns em São João del-Rei. Mas, numa sociedade com tantos problemas ambientais e sociais, há espaço para trabalhar o respeito aos animais? Para os educadores envolvidos na Semana do Animal, sim. Durante o evento, cerca de 900 alunos de escolas municipais de São João assistirão ao vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria" e realizarão atividades da "Cartilha da Semana do Animal”.

"É importante levar questões ambientais e animais às escolas, pois trabalhando o respeito aos bichos as portas se abrem para que se desenvolva o respeito entre as crianças, com os professores ou na família", acredita Vânia Nepomuceno, professora de Arte e Sociologia, e uma das educadoras da Semana do Animal. Para ela, o trabalho de conscientização da criança pode ser levado para a vida inteira e se tornar uma ferramenta ambiental e social.

A bióloga Analu Sousa, que coordena as ações educativas desde a terceira edição do evento, afirma que é fundamental que esse sentimento de respeito pelos bichos seja desenvolvido desde a infância. "Animais são sensíveis, merecem respeito e é preciso que as pessoas compreendam isso desde crianças para que tenhamos uma cultura de paz entre animais humanos e não-humanos", completa. Além de Vânia e Analu, atuarão nas escolas cerca de 15 monitores, a maioria estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei.

A 5ª Semana do Animal será a edição que alcançará o maior número de crianças. Desde o terceiro ano de evento são realizadas atividades em escolas, ultrapassando a marca de 700 alunos do ensino fundamental. Com as atividades que acontecerão entre os dias 28/9 e 4/10, esse número chegará a mil e seiscentos.

O o vídeo "Fulaninho, o cão que ninguém queria" é uma produção do Instituto Nina Rosa. A Cartilha da Semana do Animal, produzida com o apoio do Instituto Apoiar, é baseada na Cartilha Educativa Ulinha, da União Libertária Animal. Desenhos, conversa com os alunos e peças teatrais também estão previstos.

A 5ª Semana do Animal é realizada pela Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais e pela Universidade Federal de São João del-Rei, através de sua rede ambiental UFSJ Bioagradável e do projeto Amigos de Quatro Patas. Tem como patrocinador a Alcon Pet, e como apoio Instituto Apoiar, Prefeitura Municipal de São João del-Rei, Espaço Calêndula, Educacão, Total Alimentos, Instituto Nina Rosa, Contrato Natural, Vista-se, WSPA e Revista dos Vegetarianos.

***

Fotos e vídeos: Analu Sousa, Rogério Alvarenga, Carol Slaibi
Texto: Assessoria de Comunicação da Semana do Animal. Livre reprodução.